CONHEÇA NOSSOS TRATAMENTOS
crise do pânico
Agendar uma consulta
Transtorno bipolar
Agendar uma consulta
fobias
Agendar uma consulta
crise do pânico
Agendar uma consulta
Agendar uma consulta
Agendar uma consulta
Agendar uma consulta
Agendar uma consulta
A primeira consulta tem duração de cerca de 2 horas onde é realizada uma anamnese completa, ou seja, uma coleta detalhada de informações sobre o paciente sobre suas queixas, histórico da doença atual e previas, uso de medicações, tratamentos prévios além de antecedentes familiares. Se for possível, é recomendado levar laudos, receituários e exames médicos e psicológicos anteriores.
Se o paciente estiver acompanhado a consulta pode se dar em dois tempos: uma escuta individual e uma em conjunto com o acompanhante.
Em geral as consultas subsequentes também tem uma duração maior do que outras especialidades medicas e ocorrem mensalmente no inicio do tratamento, a depender do caso, e a medida que há melhora clinica elas vao se tornando menos frequentes ate o momento da alta.
Psicólogos são especialistas em psicoterapias ( psicanálise, de abordagem comportamental , etc).
Psiquiatras tem formação em medicina e podem prescrever medicações, o que não significa que não possam realizar psicoterapias.
O diagnóstico em psiquiatria é clinico. Isso significa que ele se dá pela historia clinica e exame (psíquico e físico do paciente). É possível lançar mão de exames complementares (sangue, imagem – tomografia e ressonância magnética de crânio; encéfalo), para excluir causas orgânicas, isto é, para afirmar que aquela doença não é atribuída a outros quadros subjacentes, como doenças neurológicas, infecções, tumores etc.
Nem sempre é necessário fazer o uso de medicações psiquiátricas ou psicotrópicos.
A depender da gravidade do caso são fundamentais para a redução dos sintomas.
A maioria das medicações psiquiátricas não leva a dependência.
Geralmente o retorno é mensal e, a medida em que o paciente vai se recuperando, essas consultas vão se tornando mais espaçadas – até o momento da alta. Existem casos ainda nos quais não há indicação de medicação e o psiquiatra é o responsável em direcionar o foco do tratamento em saúde mental – encaminhando tal paciente para uma psicoterapia e indicando outros hábitos saudáveis.
– Presencial: o paciente comparece ao consultório.
– Telemedicina: a consulta é realizada à distância, utilizando-se chamadas de vídeo.
– Domiciliar: o profissional se dirige a residência ou instituição em que paciente se encontra para uma avaliação.
Ele fica no bairro de Perdizes e conta com estacionamento e serviço de manobrista.
*próximo ao Allianz Parque, Shopping Bourbon e Estação Palmeiras-Barra Funda
Dr. Ivan Rodrigues é médico psiquiatra e especialista pela USP.
Além da prática de consultório, tem experiência como médico assistente em enfermaria de psiquiatria em hospital geral, manejando pacientes com patologias de alta complexidade como formas graves de psicose, transtornos de humor, de personalidade, risco de suicídio, entre outras.