SOBRE

   Eu sou o Dr. Ivan Rodrigues, médico psiquiatra e especialista pela USP.

  Na minha prática de consultório, trato diversas condições psiquiátricas, sendo as mais comuns depressão, ansiedade, pânico, TOC, TDAH e transtornos de personalidade.

 Tenho experiência como médico assistente em enfermaria de psiquiatria em hospital geral, onde manejo pacientes com patologias de alta complexidade, como formas graves de psicose, transtornos de humor, de personalidade, risco de suicídio, entre outras.

 Além disso, sou preceptor de serviço de residência em psiquiatria, supervisionando médicos residentes na condução de casos e ministrando aulas de psicofarmacologia (medicações psiquiátricas).

Tenho vivência em CAPS (adulto e infanto juvenil), Unidades básicas de Saúde e pronto socorro, tratando pacientes em situações de emergências psiquiátricas. Também ocupo o cargo de coordenador médico da psiquiatria em um município em São Paulo.

VISÃO

    Entendo que o cerne dos transtornos mentais está muito além do que os sintomas relatados pelo paciente ou pela família. Por isso, busco compreender a complexidade de cada individuo, levando em conta todo seu contexto de vida,  considerando seus aspectos subjetivos, sociais, familiares e profissionais. É somente através de uma escuta atenta que é possível compreender a interação de todos esses fatores e de que forma relacionam-se com as queixas clínicas do paciente, sendo assim possível formular um diagnóstico e traçar um plano terapêutico individualizado, considerando o uso de psicofármacos ( medicações psiquiátricas), psicoterapias e outras intervenções, visando mitigar o sofrimento e prejuízos gerados.

NOSSO ESPAÇO

Você se identifica com algum desses casos?

O TOC se caracteriza por pensamentos intrusivos (obsessões) e/ou rituais repetitivos (compulsões). A maioria das vezes tais compulsões são parte de uma necessidade de reduzir as obsessões.

SABER MAIS

Muito recorrente na prática do consultório, a ansiedade aparece como preocupações excessivas, medos, a ideia de como viver no futuro, insônia e, principalmente, sintomas corporais como batimentos cardíacos acelerados, dores no peito, falta de ar ou, em condições extremas, crises de pânico.

SABER MAIS

São inúmeros os malefícios causados pelo cigarro. Ainda que saibam, poucos conseguem efetivamente parar. A ajuda profissional é imprescindível para o cuidado desses casos.

SABER MAIS

Diante de um evento estressor e traumático, é possível que alguns indivíduos tenham dificuldade para lidar com o sofrimento e evoluam com disfuncionalidade.

SABER MAIS

Já chamada de psicose maníaco depressiva, caracteriza-se por períodos marcados por depressão ou exaltação – podendo apresentar sintomas psicóticos. Um dos objetivos do tratamento é manter o indivíduo na chamada eutimia (humor normal).

SABER MAIS

A dependência química costuma provocar muitos prejuízos na qualidade de vida do paciente e de seus familiares, tanto no aspecto psicológico, quanto profissional e financeiro. Muitas vezes vista com preconceito diante da sociedade, pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias podem, sim, manter-se abstinentes.

SABER MAIS